sexta-feira, 4 de abril de 2014

Disciplinar ao invés de ensinar

Quem diz: “Disciplinei meu filho!” quer dizer qualquer outra coisa, menos isso.
Há termos que se aprende com a modernidade e acabam por substituir o insubstituível, por exemplo: educador, que é um nome bonito e abrangente, mas se vier para o dia a dia do professor de maneira exagerada, acabou com o encanto. Me enoja ver alguns colegas que se dizem educadores em nome do detrimento do termo “professor”, porque ser professor parece ser ditador, não é bem assim que vejo a minha profissão, sou professora sim, quando preciso mandar, mando, dando ao meu aluno uma direção do se tem que fazer naquele momento. Quando tenho que ouvir e deixar o pequeno agir, extravasar, analisar e elaborar, me calo, não mando, sequer sugiro. Isto é o natural. Sou educadora sim, em todos os momentos em que acontece algum aprendizado, seja no meu trabalho, seja lá em casa, seja numa conversa com a mãe da minha cunhada, falando sobre cuidar de bebês. Mas vamos ao ponto que me enoja, não permitir-se ser chamada de professora ou de “tia”, porque se auto intitula educadora, faça-me um favor, deixa de ser natural e fica chato.
Conheço uma criança que não aprendeu os limites, o famoso “sem educação”. Pra começo de conversa, o pai nunca disse: “Dei uma bronca”, ele sempre diz: “Disciplinei meu filho”. E sempre que ouço isso me soa algo do tipo: pisando em ovos, pois acho que nesta hora o pai quer dizer que ele é educado e respeita seu filho, por isso não dá bronca, ensina com certa delicadeza. Bom, o que vejo é que não há resultado, o menino domina a situação, o pai e os amigos que sofrem com sua falta de limites, sem falar na professora que fica de cabelo em pé!
Minha mãe já dizia: “O que você não aprender aqui em casa, com amor, vai prender na rua, e pela dor.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário